No passado dia 6 de maio, realizou-se, no Anfiteatro E1 do Campus Politécnico, o II Seminário sobre Saúde Mental no Ensino Superior, subordinado ao tema “Promover, Proteger, Prevenir: Pequenas Ações, Grandes Impactos”.
Esta iniciativa constituiu um importante espaço de reflexão, sensibilização e partilha em torno de uma temática cada vez mais pertinente no contexto académico: a saúde mental dos estudantes do ensino superior. Ao longo do seminário, foram abordados temas como as vulnerabilidades e os fatores de risco associados à saúde mental desta população, bem como os fatores de proteção, as estratégias de intervenção e a promoção do bem-estar psicológico.
O programa incluiu também a partilha de experiências académicas por parte dos estudantes Sofia Maia e Cristóvão Pembele, cujos testemunhos contribuíram para enriquecer o debate e aproximar a discussão da realidade vivida pelos estudantes no seu percurso académico.
Participaram também diversas entidades parceiras, nomeadamente, a Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo (ULSAALE), a Polícia de Segurança Pública (PSP), o Centro de Respostas Integradas do Norte Alentejano e o IPDJ, através do programa Cuida-te, reforçando a importância do trabalho em rede e da articulação institucional na promoção da saúde mental e do bem-estar da comunidade académica.
Durante a tarde, decorreram duas intervenções especialmente dinâmicas que evidenciaram a importância das abordagens complementares na promoção da saúde mental e qualidade de vida. Os participantes tiveram a oportunidade de assistir aos workshops “Música para o Bem-Estar” e “Terapia do Riso e o seu Impacto na Saúde Mental”, momentos marcados pela interação, partilha e demonstração de como a música, o humor e as emoções positivas podem ter um papel importante na redução do stress, no fortalecimento das relações interpessoais e na promoção do equilíbrio emocional.
O seminário terminou com um sentimento de missão cumprida, tendo ficado claro o compromisso contínuo com a promoção da saúde mental no ensino superior. Pretendemos continuar a desenvolver iniciativas que contribuam para o bem-estar da comunidade académica, em particular dos nossos estudantes, promovendo um ambiente de proximidade, apoio e entreajuda.










